Escola Secundária D. Manuel I
Ano lectivo 2009/2010
Filosofia - 10º
Camila Valente
Nº6, 10º E
Relatório de Aula
Aulas nº 19 e 20
21/10/09
Nas aulas números dezanove e vinte, começámos por escrever o sumário. Após escrevermos o sumário, como já é habitual, a professora leu o relatório da aula passada realizado pela aluna Mariana Valente.
Em seguida, a professora traçou os objectivos que consistiam em identificar as áreas de questionação filosófica, distinguir questões filosóficas de não filosóficas e, por fim, caracterizar as questões filosóficas.
Antes de passarmos à matéria que a professora tinha proposto leccionar nesta aula, fizemos uma pequena revisão do excerto do livro “A Imperfeição da Filosofia” de Maria Filomena Molder. Esta pequena revisão foi feita a partir do subtítulo “Ver ou caminhar?”. A professora para nos ajudar a entender este excerto fez dois esquemas. O primeiro esquema apresentava-nos dois tipos de actividades. Uma primeira que tinha limite e alguma finalidade e que estava subordinada a um objectivo, tivemos como exemplo: “o caminhar, o aprender e o curar-se”. Relativamente à segunda dizia-nos que não tem um termo definido e que é um fim em si mesma, como exemplo temos “viver para viver”.
Relativamente ao segundo esquema, que estava relacionado com o segundo e terceiro parágrafo do subtítulo acima referido, este justificava a afirmação “A Filosofia é uma actividade híbrida”. A Filosofia é híbrida porque tem uma finalidade, a de alcançar a sabedoria, mas não tem um termo definido, é um fim em si mesma, a professora até enunciou a frase “Filosofa-se sobretudo para filosofar”.
Finalmente, concluída a revisão dos conceitos leccionados na aula anterior. Passámos ao primeiro objectivo de aula que se baseava em corrigir o trabalho de casa (caderno de actividades, página 7, exercício 13). Este trabalho de casa consistia em identificar o tipo de questão filosófica de cada pergunta. Temos como exemplos as seguintes questões: “Que diferenças e semelhanças existem entre as ciências da natureza e as ciências do espírito?” Relativamente à qual chegámos à conclusão que era uma pergunta epistemológica, “Que elemento subjaz às diversas transformações das coisas? Chegamos à conclusão que era uma questão metafísica ou cosmológica. “
Concluído o primeiro objectivo de aula, passámos ao segundo. Neste segundo objectivo a professora deu-nos uma série de questões filosóficas e não filosóficas. Tínhamos que identificar as que eram filosóficas e as que não eram. Algumas das questões que a professora deu foram: “O que é um quadrado?”, “Qual a molécula da água?”,”Qual o quadro mais famoso de Da Vinci?”. Após analisarmos as questões, concluímos que estas não eram filosóficas, pois sabemos qual a sua resposta. Por outro lado, tínhamos: “Haveria um regime político ideal?”, ”Como se origina o conhecimento?”, ”Podemos falar de uma só realidade?”, estas questões já são filosóficas, pois não conseguimos arranjar resposta única e definitiva para elas.
Finalmente, a professora três pares de perguntas e tínhamos que identificar qual delas era filosófica e a área a que pertencia. Tínhamos assim, por exemplo: “Que horas são? / O que é o tempo?”. A questão “O que é o tempo?” é a questão filosófica e pertence à cosmologia ou ontologia..
Terminámos a nossa aula com a escolha de um aluno para fazer o relatório de aula.
- O relatório apresentava muitas incorrecções ortográficas.
- Apresentava também algumas imprecisões no domínio dos conteúdos.
domingo, 25 de outubro de 2009
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