domingo, 18 de outubro de 2009

Relatório das aulas 9 e 10

Escola Secundária D.Manuel I
Ano lectivo 2009/2010
Filosofia 10ºano

Viviana Pereira
Nº23
10ºE

Relatório de aula

Aulas nº9 e 10
30 de Setembro de 2009


Iniciámos a aula corrigindo o trabalho de casa que consistia na elaboração de um comentário a uma frase de Karl Jaspers. A professora começou por ler os comentários de alguns alunos da turma, referindo os erros presentes e também algumas falhas a nível de estrutura e de ideias. Chegámos então à conclusão que a afirmação ‘’filosofar é estar-a-caminho’’ é uma definição de filosofia. Metaforicamente, considera-se aqui a filosofia como um trajecto sem início nem fim definidos, mas que habitualmente se inicia com interrogações.
Passámos então para o 2º objectivo da aula, elaborando um esquema para diferenciar o filosofar espontâneo do filosofar sistemático, dois conceitos bastante diferentes.
O filosofar espontâneo é uma atitude, interrogativa, crítica e de espanto. Esta atitude é algo comum nos filósofos e nas crianças, pois uma criança espanta-se com tudo o que vê pois é algo novo para esta e um filósofo também se espanta apesar de já ter visto imensas coisas e porquê? Porque um filósofo, quando olha para algo que já tenha visto, consegue colocar novas interrogações. O filosofar espontâneo é uma atitude que pode manifestar-se em qualquer pessoa.
O filosofar sistemático é um filosofar que exige mais trabalho e só os especialistas desta área o conseguem exercer. Trata-se da intencionalidade relativa à atitude, à investigação em curso e à produção racional de respostas e de argumentos.
Para finalizar esta distinção, lemos passagens das páginas 19 e 21. E concluímos que as questões filosóficas não são apenas colocadas por filósofos mas por toda a Humanidade. Referiu-se também que a filosofia não se trata de uma profissão. Na p. 19, destaca-se a seguinte afirmação: “o homem comum, ao filosofar, não o faz de forma crítica e rigorosa, mas possui o espírito e a inquietação subjacentes à filosofia.”
Finalizámos então a aula com a indicação do trabalho de casa.



- O relatório apresentava muitas imprecisões ao nível do conteúdo;
- A aluna evidencia dificuldades na sintaxe (na construção das frases);
- Não utilizou aspas ao transcrever uma parte de texto do manual;
- É descuidada com a acentuação

Sem comentários:

Enviar um comentário