Escola Secundária D.Manuel I
Ano lectivo 2009/2010
Filosofia 10ºano
António Bettencourt
Nº4
10ºE
Relatório de aula
Aulas nº11 e 12
7 de Outubro 2009
No início da aula começámos por falar um pouco, de forma mais detalhada, dos três livros que a professora sugeriu via e-mail. Essas três obras são. “O Mundo de Sofia”, “Que Quer Dizer Tudo Isto?”, e por fim “Que diria Sócrates”. A professora indicou ainda um site onde qualquer pessoa poderia colocar questões filosóficas, que seriam respondidas por “filósofos”, o site é www.askphilosophers.org contudo este site só contém a língua inglesa.
De seguida, a professora leu o relatório das aulas 9 e 10, da aluna nº23, Viviana, de forma a recapitular a matéria anteriormente dada.
Depois traçámos os objectivos da aula, que consistiam, em primeiro lugar, em “Distinguir o filosofar sistemático do filosofar espontâneo” e, por fim, “compreender a articulação entre as duas dimensões da filosofia”.
Começámos então a trabalhar com vista a atingir os objectivos da aula, acima transcritos. Lemos e analisámos, novamente o texto de Albert Jacquard, da página 20 do manual escolar. Inicialmente procurámos os significados para as palavras desconhecidas, e de seguida identificámos o tema e o assunto do texto, que consistia, indo de encontro aos objectivos da aula, em diferenciar o filosofar espontâneo e o filosofar sistemático. Ao interpretarmos este texto acabámos por fazer uma comparação. Comparámos “filósofo profissional” e “cozinheiro profissional”, e com esta comparação a professora mostrou-nos que tanto o “filósofo profissional”, como também o “cozinheiro profissional” são especialistas no que fazem, mas no entanto qualquer um pode filosofar, assim como qualquer um pode cozinhar, não sendo profissional.
A professora considerou mais correcto dizer-se “filosofar sistemático” do que “filosofar profissional”, considerando que ser filósofo não deve ser encarado como uma profissão.
Prosseguimos a aula, lendo outro texto da página 20, este agora de Karl Popper. Neste texto a ideia principal era que “qualquer um pode filosofar”, este conceituado filósofo argumenta que o quotidiano leva um indivíduo a filosofar, a questionar diversas situações. A frase que marca isto mesmo é “Creio que todos os Homens são filósofos, ainda que uns mais que outros (…)”, esta frase marca também a diferença, entre “filosofar sistemático” e “filosofar espontâneo”.
A professora falou do significado da palavra ‘preconceito’, que significa uma ideia pré-formada, sendo que os filósofos têm por objectivo tomar consciência dos preconceitos, analisá-los e criticá-los.
Seguidamente, passámos para o segundo objectivo da aula. Vimos que as “Dimensões da Filosofia” se podem dividir em duas, a teórica e a prática. As palavras “theoria” (teoria) e “praxis” (prática), ambas derivam do grego antigo. “Theoria” significa estudo, investigação intelectual. “Praxis” significa acção.
De seguida diferenciámos a “dimensão teórica” de “dimensão prática”. A “Dimensão teórica” tem como base o exame de preconceitos, isto é, tomar consciência dos preconceitos, analisá-los e criticá-los, com base na questionação, na apresentação de argumentos e de respostas. A “dimensão prática” tem a ver com a influência da filosofia na vida quotidiana, tem a ver com “viver as teorias”. Esta “Dimensão da ” deve influenciar a orientação prática da vida de um indivíduo, deve influenciar as escolhas dessa mesma pessoa, deverá também influenciar a felicidade e a responsabilidade na forma de agir, com consciência dos actos, por fim, a “dimensão prática” deverá, também, ter influência na intervenção a nível social e político, por exemplo, votando.
Finalmente, a professora indicou o trabalho para casa, que foi comentar a frase de Karl Popper, “Creio que todos os Homens são filósofos, ainda que uns mais que outros”.
- O relatório excede o mínimo recomendado (uma página);
- O aluno manifesta uma boa compreensão dos conteúdos de aula;
- O discurso está bem estruturado e reflecte a sequência da aula;
- O alfabeto grego está no tipo de letra “symbol”
domingo, 18 de outubro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário