Escola Secundária com 3º ciclo D. Manuel I - Beja
Ano lectivo 2009 / 2010
FILOSOFIA
10º Ano, turma E
Correcção do 1º Teste de Avaliação – 2 Nov 2009
Grupo I
(5 pontos cada = 40 pontos)
1. F
2. A
3. F
4. D
5. E
6. B
7. F
8. E
Grupo II
1. A expressão “douta ignorância” expressa a atitude do filósofo que, como Sócrates, reconhece que não sabe (sábia ignorância) e procura a sabedoria. (10 pontos) O sábio, pelo contrário, sendo aquele que possui o saber, é o oposto do filósofo, é aquele que sabe que sabe. (10 pontos)
2. A afirmação refere-se à articulação entre as duas dimensões da filosofia: a dimensão teórica (reflexão) e à dimensão prática (acção). (5 pontos) As duas dimensões “andam de mãos dadas” porque na filosofia a acção conduz à necessidade de reflectir e a reflexão tem implicações na nossa vida prática. (15 pontos)
3.1. Formulação correcta de um problema adequado ao tema. Por exemplo, “Devem o consumo e venda de drogas leves ser despenalizados?” (5 pontos)
3.2. Correcta apresentação das tese/antítese, que sejam efectivamente respostas ao problema formulado. Por exemplo, “O consumo e a venda de drogas leves não devem ser despenalizados” e “O consumo e a venda de drogas leves devem ser despenalizados” (2,5 + 2,5 pontos)
3.3. Cada argumento, apresentado de uma forma clara, forte e adequada à tese em causa, valerá 10 pontos. (2x10 pontos)
4. Cada uma das questões apresentadas, sendo claramente do domínio estético e correctamente formulada, valerá 5 pontos. (2 x 5 pontos)
5. Trata-se de uma questão filosófica porque importa a toda a humanidade (5 pontos), porque mantém o seu valor ao longo dos tempos (5 pontos), porque é um problema não solucionado (5 pontos) e porque questiona um conceito base que é a justiça. (5 pontos)
Grupo III
(60 pontos)
Introdução (10 pontos)
Desenvolvimento: (40 pontos)
- Correcta análise e interpretação do conteúdo do texto
- Aplicação correcta de conteúdos leccionados: as questões filosóficas; o exame de preconceitos; o valor da filosofia; discurso argumentativo.
Conclusão (10 pontos)
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário