Pedro Santos
10ºE, Nº25
Relatório de Aula
Aulas nº 63/64
25-01-2010
A professora iniciou a aula, escrevendo as lições e o sumário no quadro. De seguida, enunciou os conteúdos para o teste de avaliação e a indicação das páginas do manual em que os mesmos se encontram.
Depois, continuámos a aula corrigindo o trabalho de casa (da página 22, exercício 17 do caderno de actividades).
Após a correcção do trabalho de casa, a professora disse para lermos um pequeno texto sobre a cultura dos esquimós na página 97 do manual, onde aplicámos alguns conceitos, como o etnocentrismo e o relativismo cultural.
Durante a aula falámos um pouco sobre estes dois temas, onde vimos que o etnocentrismo era uma visão centrada ou egocêntrica de uma cultura em relação às outras, que avalia as outras culturas a partir de si própria, dos seus valores padrões de comportamento, promovendo a assimilação de umas culturas por outras. As culturas dominantes tendem a impor os seus valores e modelos de comportamento às culturas minoritárias. Em relação ao etnocentrismo, também falámos de algumas atitudes discriminatórias (racismo, xenofobia, patriotismo ou nacionalismo exagerados) a partir de exemplos como o regime nazi.
Mais tarde falámos sobre o Relativismo cultural e vimos que este aceita e respeita a diversidade cultural e que, segundo esta atitude, cada cultura só pode ser avaliada a partir de dentro, dos seus valores, ideias e padrões de comportamento, promovendo assim a separação entre grupos culturais (o que pode gerar fenómenos de segregação, de que os guetos são um exemplo.
Em seguida, para terminar a aula, a professora disse-nos para recuarmos um pouco às páginas 92 e 93 onde falámos sobre os diferentes níveis de critérios valorativos, particularmente, dos universais.
E, assim concluímos a aula.
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário