Escola Secundária com 3º ciclo D. Manuel I - Beja
Ano lectivo 2009 / 2010
FILOSOFIA
10º Ano, turma E
Correcção do 3º Teste de Avaliação – 1 Fev 2010
Grupo I
(5 pontos cada = 50 pontos)
1. F
2. B
3. C
4. A
5. F
6. E
7. E
8. F
9. B
10. F
Grupo II
1. “Esta floresta é tenebrosa” é um juízo de valor (5 pontos) porque avalia o sujeito “floresta” atribuindo-lhe um predicado que não é observável (“tenebrosa”), (5 pontos) de tal forma que não temos como verificar se este juízo é falso ou verdadeiro (5 pontos); além disso, é um juízo que se apresenta como subjectivo (varia de pessoa para pessoa) e, portanto, discutível. (5 pontos)
2.1. O juízo apresentado é representativo de um perspectiva axiológica subjectivista, (5 pontos) uma vez que um estado de espírito é algo pessoal que diz respeito à vivência psicológica de cada um. (5 pontos) Posto isto, então o valor será algo que existe na dependência de cada mente humana e, nessa medida, terá uma natureza subjectiva, como defende o subjectivismo. (10 pontos)
3. O naturalismo e o ontologismo são ambos definições objectivistas dos valores, (6 pontos) quer isto dizer que afirmam que os valores existem independentemente do ser humano. (4 pontos) Porém, distinguem-se porque o naturalismo define o valor como uma qualidade intrínseca das coisas (5 pontos) enquanto o ontologismo o define como uma ideia que existe independentemente quer das coisas quer da mente humana. (5 pontos)
4. Devemos falar de cultura e de culturas (4 pontos). Devemos falar de cultura para nos referirmos a tudo aquilo que o Homem produz, seja material ou imaterialmente (8 pontos), mas devemos também falar de culturas para nos referirmos ao conjunto de manifestações de um determinado grupo humano. (8 pontos)
5. O juízo b) - “O infanticídio é, para os europeus contemporâneos, uma prática horrenda” - é o juízo relativista, (5 pontos) porque o relativismo é uma perspectiva que considera que cada cultura apresenta valorações válidas quando avaliada a partir de dentro, a partir dessa mesma cultura. (10 pontos) Ao afirmar-se que o infanticídio é uma prática horrenda para os europeus contemporâneos, está-se a querer dizer que outras culturas podem avaliar o infanticídio de outra forma igualmente válida. (5 pontos)
Grupo III
(50 pontos)
Introdução (5 pontos)
Corpo de desenvolvimento (40 pontos):
- Aplicação de conceitos estudados;
- Correcta exposição de conteúdos adequados ao tema;
- Apropriação pessoal dos conteúdos;
- Opiniões fundamentadas;
- Relação coerente das ideias apresentadas;
Conclusão pessoal e/ou crítica (5 pontos)
domingo, 7 de fevereiro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário